Como Tocar Teclado

Passo 1
Vamos aprender a posicionar os dedos. Esteja ciente de que algumas partituras tem números pequenos, que representam cada um posicionamento do dedo ao lado de algumas notas do ponto preto sobre a partitura stave.
A posição é: polegar =, 2 = dedo indicador, 3 = dedo médio, 4 = dedo anelar, dedo e 5 = dedo mindinho. Pela colocação destes números, essa música mostra que os dedos vão ser usados tanto nas teclas brancas quantos nas pretas.

Passo 2
Aprender a Ler Partituras

Passo 3
Tocar música seguindo a partitura, isso é bom pra evoluir e começar a tocar músicas que você se lembra “de ouvido”.  Tentar lembrar o som de uma música e descobrir quais as notas foram utilizadas, isso não é fácil de fazer.
Determinadas músicas estão mais próximos de uma das 12 “cores de som.” Se você conhece DO RE MI FA LA SO DO TI fica mais simples. Vá clicando em cada tecla e veja qual som se adequa mais ao som da música. Feito isso, vá para a segunda nota e assim sucessivamente.
No longo prazo, partituras são úteis, mas tocar de ouvido virá a calhar no curto prazo para impressionar amigos ou familiares e, claro, ser capaz de tocar suas músicas favoritas imediatamente.

Dicas:

  • Tentar aprender com pessoas que sabem.
  • Evitar erros bobos, principalmente na execução.
  • Prática, prática, prática.
  • Aceitar críticas construtivas.
  • Acredite em si mesmo.
  • Você pode aprender a tocar teclado com o seu próprio método, como livros. Mas tendo aulas particulares é muitas vezes mais útil. Cuidado, alguns professores de piano se recusam a ensinar aos alunos o uso de teclados eletrônicos.
  • Não fique frustrado(a). Continue tentando e você terá sucesso.
  • Vídeos do youtube também podem ajudar.

Qual teclado tocar?
Um piano real tem 88 teclas. A maioria dos tocadores de teclado não precisa de toda essa gama de teclas. Para as teclas de baixo pode ser configurada para tocar como acompanhamento automático. O teclado que oferece a gama completa de um piano (88 teclas) é chamado um piano digital. Pianos digitais costumam ter sons de piano mais realista do que o som do teclado médio, enquanto eles perdem a capacidade de imitar sons synth chumbo e outros instrumentos, como guitarras ou chifres.

Em alguns aspectos, aprender a tocar  teclado parece mais fácil do que aprender a tocar piano. Novatos encontram mais facilidade em tocar teclado, por poderem tocar uma maior variedade de música, como pop, rock, country e jazz.

Embora muitos dizem que um sintetizador e um teclado são diferentes, na realidade, a definição ampla de um sintetizador é um instrumento eletrônico que pode emular ou criar sons usando patches ou frequências de rádio. Por esta definição, praticamente qualquer teclado é um “sintetizador”. (Mesmo um piano digital poderia se enquadrar na categoria de sintetizador, porque ele ainda usa amostras de sons de piano real.) No entanto, um sintetizador de verdade normalmente seria considerado uma estação de trabalho ou teclado de arranjo. Portanto, em conclusão, quase todos os teclados são “synths” em um sentido técnico, mesmo que todos eles não são vistos dessa forma.

Música erudita soa muito melhor tocado em um piano de um teclado. Um piano digital é comparável a um piano, mas lembre-se, o processo pelo qual um piano digital é amostrado a partir de um piano real provoca uma pequena perda na qualidade do som. Um teclado ou piano digital, nos tempos de hoje, é muito mais versátil e prático do que um piano real. Alguns teclados têm centenas de patches de som, e até mesmo o piano digital tem média de mais de um patch de som do piano com alguns de piano mesmo tendo elétrica ou patches de órgãos. Tecladistas são muito mais úteis nas faixas do que um pianistas. O tecladista pode chamar um patch som da guitarra ou tomar o papel do guitarrista na banda tocando os acordes no fundo com um patch piano.

Aviso:

  • Tocar piano é o mesmo princípio básico como tocar o teclado.
  • Não espere para aprender do dia para a noite. Mesmo Mozart e Beethoven não aprender as coisas rapidamente, de forma prática.
  • Você pode escolher qualquer instrumentos no teclado, mas as propriedades do som são diferentes para outros instrumentos.

Vai precisar de:

  • Teclado
  • Partituras (Não é necessário para aprender a tocar.)
  • Entusiasmo
  • Paciência e muita prática

Sobre admin